jun 13, 2016
temperourbano

Os segredos de uma boa receita de hambúrguer

 

Quer aprender a fazer uma receita de hambúrguer tão boa quanto a da sua lanchonete favorita? Nós também, e por isso mesmo fomos conferir de perto os truques do chef Jorge Boratto, proprietário da rede Burger Lab e um dos mestres dessa arte de preparar um bom burger.

Em uma super aula oferecida pela Open Kitchen, pudemos aprender diversas dicas e truques, como a escolha da carne, tempo de cocção, combinação certa de ingredientes e, ainda, uma receita infalível de maionese.

Segue abaixo os segredos que aprendemos:

 

BLENDS: Segundo Jorge, nada de usar coxão mole ou patinho, pois essas carnes não dão o sabor e suculência que seu hambúrguer merece. O ideal é usar cortes dianteiros e passá-los no moedor 1 ou 2 vezes, no máximo.

Na aula show, provamos dois blends diferentes, o Wagyu, que traz uma mistura de 40% de acém, 40% de peito e 20% de gordura; e o Angus, feito com 25% de acém, 25% de peito, 30% de fraldinha e 20% de gordura.

GRELHANDO: para fazer um hambúrguer de 180g mal passado, deixo-o grelhar 3 minutos de cada lado, mas se prefere a carne ao ponto, grelhe por 5 minutos de cada lado. Mais que isso você irá estragar a sua carne.

Não use óleo para grelhar, pois a carne já vai soltar a gordura na hora em que você colocá-la na chapa quente. E contenha sua ansiedade nesse momento e não fique virando ou apertando o hambúrguer.

receita de hamburguer - como grelhar

 

MONTAGEM: Quando a carne estiver quase pronta, coloque o queijo de sua preferência e abafe para que ele derreta bem. Use-o na temperatura ambiente para acelerar esse processo. Assim que seu burger com queijo estiver pronto, tire-o da chapa e deixe-o descansando por 1 minuto antes de colocá-lo no pão. Isso vai evitar que o sangue molhe todo o seu pão e desmonte seu sanduba.

Muito importante que você não se empolgue na hora de “incrementar” seu lanche. Lembre-se que a estrela da receita é a carne, então não exagere na quantidade de acompanhamentos.

receita de hamburguer

 

RECEITA DE MAIONESE: Coloque no liquidificador 2 ovos, 1 dente de alho, salcinha e mostarda e bata até conseguir uma mistura homogênea. A quantidade exata de cada ingrediente varia de acordo com o gosto. Enquanto bate, acrescente aos poucos óleo de canola gelado (cerca de 250ml), um pouco de leite, sal a gosto e espere até chegar na consistência certa. Você vai perceber que seu liquidificador vai começar a perder a força. Este é o ponto certo.

receita de maionese

 

Na aula do Open Kitchen, provamos diversos tipos de maionese: com ervas, com limão siciliano e até com wasabi. Então, teste diferentes receitas e veja agrada mais o seu paladar.

Caso tenha ficado ainda com alguma dúvida sobre como fazer um bom hambúrguer, escreva sua pergunta no campo de comentário abaixo que pedimos para o Jorge Boratto respondê-la para você!

 

3 Comments

  • Onde encontrar essa gordura para montar o hambúrguer? Se tiver dicas de lugares para SP… 🙂

  • No próprio açougue que você for comprar a carne, Gabriel. Peça ao açougueiro para ele separar a gordura, pese a carne e depois peça para ele moer tudo usando 20% da gordura.

  • Opa, melhor ainda. Muito obrigado!

Leave a comment

Contato

Quer entrar em contato com o blog? Então anote o nosso e-mail: temperourbano@gmail.com