fev 26, 2016
temperourbano

A cozinha polonesa afetiva do Pierogueria

 

Descendentes de poloneses, as chefs Vic Jezierski e Ulla Szankowski, resolveram resgatar o sabor das receitas de seus familiares e compartilhá-lo com quem também aprecia ou ainda desconhece a culinária polonesa. Assim nasceu o Pierogueria, que oferece os serviços de delivery e também a pierogada, para eventos sociais em casa ou em empresas.

De vez em quando a dupla marca presença no espaço House of Food, em Pinheiros, onde fomos conhecer alguns dos pratos de tradição familiar resgatados por elas. O principal deles é o Pierogi, um dos mais famosos na Polônia e que deu origem ao nome da empresa, e que consiste em um ravióli recheado de batata, queijo e cebola frita, com molho de cebola frita.

Pierogié, ravióli recheado de batata, queijo e cebola frita, com molho de cebola frita.

Provamos também o Bigos, um tipo de feijoada, mas sem feijão, feita de repolho, chucrute, funghi secchi, salsinha e bacon. Dos pratos principais, este foi o nosso favorito por ser tão diferente e também por seu sabor marcante.

Antes desses, porém, experimentamos duas entradas: o Kulebiak, um salgado de massa folhada recheado com mix de champignon e repolho; e o Placki, incríveis bolinhos de batata servidos com patê de ricota e ervas. Preciso nem dizer que o segundo conquistou de cara nossos estômagos a ponto de repetirmos a porção.

Kulebiak, um salgado de massa folhada recheado com mix de champignon e repolho

Para encerrar o menu polonês, degustamos uma sobremesa super leve, mas deliciosa, chamada Sernik, um doce de ricota com passas e toque de cítricos. Mas a noite finalizou mesmo foi com um agradável bate-papo com a Vic para entendermos um pouco mais da gastronomia polonesa. E para quem ficou curioso para provar essas receitas, saiba que a Pierogueria estará novamente no House of Food nos dias 11 e 23 de março, e 9 de abril.

  Sernik, doce de ricota com passas e toque de cítricos

 

Pierogueria – Comida Polonesa Afetiva
www.pierogueria.com.br

 

 * Crédito das fotos: Alan Vecchi

Leave a comment

Contato

Quer entrar em contato com o blog? Então anote o nosso e-mail: temperourbano@gmail.com